Iniciamos nossa aula assistindo
ao relato de uma ex- aluna do curso – a mesma expôs que no inicio, teve todas
as dificuldades do “mundo“ uma vez que, não dominava basicamente nada,
relacionado a computadores. Porem com o passar do tempo foi se familiarizando
com essa tecnologia e tomou gosto. Hoje utiliza e ate realizou sozinha ,segundo
o professor RAY, sua declaração de IRPF em 2015, um avanço significativo. Logo após
participamos de uma dinâmica utilizando barbante e envolvendo a todos os alunos.
Criamos uma espécie de teia e realizamos
algumas analogias com a internet. Descobrimos que nesse ambiente existem regras
de condutas chamadas “netquetas” expomos
alguns comentários, tendo por base as tecnologias/informações/poder/ conhecimento. Debatemos que a internet é apenas uma pequena
fração num universo tecnológico existente atualmente. Aprendemos o significado
de WWW = domínio; e-mail = endereço do domínio,
@ = em algum lugar; etc. Iniciamos um vídeo sobre FIREWALL que consiste em uma
barreira inicial de proteção do sistema operacional; porém foi observado que
faz-se necessário auxilio de outros softwares no combate a situações de risco
para a maquina. Tomamos ciência do LINUX como um sistema operacional e que
existem outros no mercado (Windows, MAC/ios, androide. Etc) também foi ensinado
que o computador só consegue entender uma combinação de dois números: 0 e 1(por
isso o nome de combinação binária), e que a partir destes, tudo e realizado no PC. Entendemos o
que é logar = acesso/entrar; mono terminal/ monousuário, um gabinete para cada monitor – multiterminal - um gabinete para vários monitores. Etc. Ligamos os computadores pela primeira vez em
sala. Entendemos como funcionam os usuários. Inciamos a customização do Linux e aprendemos como ciar uma pasta na área
de trabalho / desktop com o nome da gente.
A respeito do dever de casa segue
justificativa de o por que do pinguim como símbolo da LINUX.
A história do Tux
Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão Linux-Kernel estavam
discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o
Linux. Muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional
concorrente e muito conhecido. Outros eram monstros ou animais agressivos (pelo
menos lendariamente), como tubarões e águias. Linus Torvalds acabou entrando
nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pingüins. Isso foi
o suficiente para dar fim à discussão.
Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para
que a imagem de um pingüim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém
sugeriu a figura de um "pingüim sustentando o mundo". Em resposta,
Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pingüim tivesse uma
imagem simples: um pingüim "gordinho" e com expressão de satisfeito,
como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes. Torvalds também não
achava atraente a idéia de algo agressivo, mas sim a idéia de um pingüim
simpático, do tipo em que as crianças perguntam "mamãe, posso ter um
desses também?". Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa
forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pingüim. Isso
realmente acontece. Existem várias versões do Tux na internet (como pode ser
visto no início deste artigo, o InfoWester também usa uma imagem alterada do
Tux).
Quando questionado sobre o porquê de pingüins, Linus Torvalds respondeu que
não havia uma razão em especial, mas os achava engraçados e até citou que foi
mordido por um "pingüim assassino" na Austrália. Além disso, a
possibilidade de criação de versões desse pingüim são enormes. Como comparação,
Torvalds citou que o logotipo do sistema operacional Windows não era ruim, mas
pouco é possível fazer com ele.
Diante dessa situação, um concurso foi proposto para a escolha de uma imagem
ideal de pingüim e o desenho criado por Larry Ewing acabou sendo o escolhido.
Ele o havia criado usando o programas GIMP.
Apoiando as intenções de criatividade, tão logo seu desenho foi escolhido,
Larry Ewing autorizou o uso e mudanças na imagem, contanto que sua autoria (lewing@isc.tamu.edu) e o uso do GIMP
sejam mencionados no caso de alguém perguntar. As imagens abaixo mostram a
evolução do desenho.
http://www.infowester.com/tux. php.
Site oficial: www.isc.tamu.edu/~lewing/linux
em 03/05/15 as 16:00
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